O Presidente do SINDAN Elcio Inhe, o Presidente da Fundação Eliseu Alves Elisio Contini e o Secretário de Defesa Agropecuária (SDA/MAPA) Luis Eduardo Pacifici Rangel assinaram hoje (07.12), em Campinas (SP), um histórico convênio para acelerar a análise dos dossiês para obtenção de registro dos produtos para saúde animal. A Fundação Eliseu Alves torna-se responsável pela análise dos estudos que compõem cada dossiê.

Assim, os Auditores Fiscais Federais Agropecuários (AFFAs) primeiramente realizam as pré-análises de conteúdo nos dossiês e, em seguida, enviam para os pareceristas da Fundação Eliseu Alves, que farão a análise dos estudos e, após a emissão de pareceres técnicos, devolverão ao MAPA para aprovação ou não pelos AFFAs do Ministério. Este procedimento vai acelerar, em muito, o andamento dos processos.

“Trata-se de uma conquista muito importante para a indústria veterinária brasileira. Com o acordo, a análise dos dossiês torna-se mais ágil. Com isso, após a aprovação do MAPA, os medicamentos chegarão ao mercado em prazo consideravelmente inferior ao atual”, explica Elcio Inhe.

“Esse é mais um exemplo positivo da parceria público-privada. O acordo é importante para a produção animal brasileira como um todo e para o país”, disse Luis Rangel.