O presidente do SINDAN, Élcio Inhe, e o vice-presidente executivo, Emílio Salani, marcam presença na reunião da Comissão Sul-Americana para a Luta Contra a Febre Aftosa (Cosalfa), na cidade de Cartagena de Indias, Colômbia. A reunião acontece entre os dias 02 e 03 de maio e tem como objetivo analisar a situação atual da aftosa na região, frente ao Plano de Ação 2011-2020 do Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA), que prevê a tomada de resoluções que deem eficácia à cooperação técnica regional para avançar naqueles territórios não livres da doença, de modo a mitigar os riscos remanescentes de infecção pelo vírus da febre aftosa e assegurar o significativo progresso para a erradicação da doença.

A COSALFA é constituída por 26 representantes de 13 países, sendo um representante do setor público – o Diretor do Serviço Veterinário Oficial – e um representante do setor privado – relacionado à mais alta associação profissional que reúne produtores nacionais de gado. Os 13 países do continente americano, membros da COSALFA são: Argentina; Brasil; Bolívia; Chile; Colômbia; Equador; Guiana; Panamá, Paraguai; Peru; Suriname, Venezuela e Uruguai.