O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (SINDAN), entidade de âmbito nacional, foi fundado em 04.03.1966.

A entidade nasceu como Associação Profissional da Indústria de Produtos Veterinários do Estado de São Paulo. Em 30.11.1966, passou a ser Sindicato da Indústria de Produtos Veterinários no Estado de São Paulo.

Em 14.01.1974, ganhou a designação de Sindicato Nacional da Indústria de Defensivos Animais e, finalmente, em 29.04.1996, tornou-se o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal.

O SINDAN foi constituído e mantém as seguintes atribuições: estudo, coordenação, defesa, proteção e representação legal da Indústria de Produtos para Saúde Animal.

Atualmente, a entidade congrega mais de 80 empresas responsáveis por mais de 90% do mercado brasileiro de produtos para saúde animal. Todas as empresas são devidamente registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O SINDAN tem atuação em todo o território nacional e colabora com os Poderes Públicos e as demais entidades de classe, no sentido da solidariedade social e da sua subordinação aos interesses nacionais.

O SINDAN atua em todas as áreas de interesse da Indústria de Produtos para Saúde Snimal. Para isso, conta com a colaboração de várias Comissões, com atribuições específicas. São elas:

COMISSÃO PARA ASSUNTOS DE AFTOSA (CAS)
Discute assuntos relacionados à área da vacina contra febre aftosa, incluindo relacionamento com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, além de coordenação da Central de Selagem de Vacinas contra Aftosa
Coordenador: João Drumond (Vallée)
Vice-coordenador: Sergio Balsamão (Ceva)

COMISSÃO DE ANIMAIS DE COMPANHIA (COMAC)
Tem como missão estruturar um ambiente de intercâmbio de informações e ideias, propondo e executando ações que estimulem o desenvolvimento do mercado pet brasileiro, em especial nas áreas ligadas à saúde animal, além de trabalhar em estreita parceria com outras entidades e indústrias ligadas ao setor alinhadas com os mesmos objetivos
Coordenador: Cristiano Sá (Vetnil)
Vice-coordenador: Leonardo Brandão (Ceva)

COMISSÃO TRIBUTÁRIA E FISCAL (COMTRIF)
Fórum de discussões sobre as questões tributárias e fiscais das empresas de produtos para saúde animal, com troca de experiências sobre os procedimentos adotados, gerando, ainda, orientações para os associados
Coordenador: Carlos E. S. Leme (Zoetis)
Vice-coordenadoras: Juliana Prates (Ourofino) e Priscila Ferreira da Costa (Elanco)

COMISSÃO DE INFORMAÇÕES DE MERCADO (COINF)
Administra os assuntos referentes à pesquisa e às informações de mercado da indústria de produtos para saúde animal
Coordenadores: Vanessa Nardy (Boehringer Ingelheim) e Carlos Augusto Bedani (Ourofino)

COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO AMBIENTAL
Gera conhecimento sobre a legislação ambiental e suas implicações, responsabilidades, possibilidades de negócios e orienta as empresas associadas nos problemas do dia a dia. Também tem como atribuição o fornecimento de subsídios às autoridades na elaboração de legislações pertinentes
Coordenador: Fábio Feitosa (Zoetis)
Vice-coordenador: Alessandro Barbosa (Ourofino)

COMISSÃO DE LOGÍSTICA (COLOG)
Discute assuntos pertinentes à área de Logística das empresas associadas à entidade, tendo, inclusive, coordenado a elaboração do Manual de Logística da indústria de Produtos para Saúde Animal
Coordenador: Tadeu Marcel David (Vallée)

COMISSÃO DE RECURSOS HUMANOS
Possibilita a troca de conhecimento e informações entre as empresas filiadas à entidade, analisa as questões relevantes de interesse geral, promove orientações às ações que devam ser adotadas e discute gestão de pessoas
Coordenador: Roberto Cezar Fattori (Phibro)
Vice-coordenadora: Lidia Brancaccio (Chemitec)

COMISSÃO TÉCNICA DE ADITIVOS ANTIMICROBIANOS (COTAL)
Discute assuntos pertinentes à legislação vigente e elabora propostas de alteração de normas de registro e fiscalização
Coordenadora: Clea Camargo (Zoetis)
Vice-coordenador: Christopher White (Phibro)

COMISSÃO TÉCNICA DE REGISTRO (CTR)
Fomenta a criação de um ambiente regulatório previsível, harmonizado, baseado em ciência e inovação. A Comissão apoia ativamente a elaboração e a atualização da regulamentação de produtos para saúde animal, por meio do trabalho conjunto com as autoridades regulatórias e fomentando a geração e disseminação de conhecimento técnico entre as empresas associadas
Coordenador: Leonardo Bruno Ribeiro Costa (MSD)
Vice-coordenadora: Caroline Pistoni (Ourofino)

SINDAN

Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal, fundado em 30/03/1966, foi constituído para fins de estudo, coordenação, proteção e representação legal da categoria econômica da INDÚSTRIA DE PRODUTOS PARA SAÚDE ANIMAL.