Perfil do SINDAN

"O SINDAN - Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal, fundado em 30/03/66, foi constituído para fins de estudo, coordenação, proteção e representação legal da categoria econômica da indústria e importação de produtos para saúde animal”.

Nossa Entidade congrega pessoas jurídicas que, no País, se dedicam à produção ou importação de insumos para fins pecuários: vacinas, para grandes e pequenos animais, suplementos, concentrados, aditivos para ração, medicamentos, antiparasitários e correlatos com o objetivo de:

1. defender a política de livre iniciativa, opondo-se, a todos os processos que possam levar à estatização, seja da fabricação, distribuição, importação e exportação de produtos veterinários e/ou de matérias-primas para uso veterinário;
  2. promover, apoiar e auxiliar o aprimoramento técnico e científico de seus associados, mediante a sistemática obtenção e veiculação de novos conhecimentos de interesse para os respectivos setores de atividade;
  3. estabelecer padrões de ética para os associados e zelar pela observância das normas do respectivo Código de Autoregulamentação;
  4. desenvolver esforços no sentido de influir pro-ativamente junto ao poder legislativo na elaboração de leis sobre o setor e trabalhar para que todos os associados cumpram a legislação brasileira sobre a matéria;
  5. prestar assistência técnica consultiva aos órgãos governamentais e entidades de classe, participando de Grupos de Trabalho e oferecendo sugestões de interesse da categoria econômica e do Setor;
  6. editar periódicos e publicações em geral sobre assuntos de interesse da categoria;
  7. manter intercâmbio com entidades afins e congêneres, nacionais e internacionais;
  8. prestar serviço de orientação e apoio aos associados, em grupo ou individualmente considerados, por telefone, fax, e-mail, cartas ou pessoalmente, na Entidade.

Isto posto, em seus anos de atividade, o Sindicato tem intensificado a união entre os associados, contando hoje com 80 empresas filiadas, colaborando deste modo, com os poderes públicos no desenvolvimento do Setor Agropecuário.

Entre outros serviços, o SINDAN presta assistência jurídica aos associados; promove a conciliação nos dissídios trabalhistas; fornece informações gerais de interesse dos associados, organizando e coligindo os dados e elementos convenientes sobre assuntos técnicos, industriais, comerciais, econômicos, financeiros, tributários e fiscais além de pleitear a adoção de medidas de interesse coletivo para as indústrias, junto a órgãos governamentais (SECEX, DEINT, DFIP, CPV, DIFISA, SVA etc.).

O Sindicato mantém, em permanente atividade, as seguintes Comissões:

• Comissões Técnicas
  • Comissão de Animais de Companhia – COMAC
  • Comissão de Informação de Mercado
  • Comissão Tributária e Fiscal – COMTRIF
  • Grupo de Crédito do Agronegócio – GCA
  • Comissão de Estudos e Assessoria do Grupo-10 (Pesquisas Salariais)
  • Comissão de Recursos Humanos
  • Comissão Tributária e Fiscal - COMTRIF
  • Comissão de Logística

O SINDAN está ampliando suas atividades, promovendo o aprimoramento de seus serviços de banco de dados, de palestras, de congressos, entre outras atividades.

A intenção é não nos determos aí e, para isso, queremos contar com a participação de todas as empresas que atuam no ramo da indústria de produtos para saúde animal.
Com este espírito é que nos dirigimos a V.Sas., no sentido de convidá-los a fazer parte de nosso quadro associativo, aumentando a representatividade do Setor e, com isso, criando maiores e melhores condições de diálogo com os órgãos governamentais, a fim de obtermos incentivos e uma política adequada ao desenvolvimento das empresas do Setor.

Contamos, pois, com sua importante participação. Nossas portas estão abertas para aqueles que têm desprendimento, espírito de união, de solidariedade e de colaboração. Para associar-se ao SINDAN, basta preencher o formulário que se encontra em nosso site. É necessário remeter-nos, via correio, cópia da Licença de Estabelecimento de sua empresa (de fabricação ou importação de produtos veterinários, de aditivos ou de suplementos para alimentação animal), fornecida pelo Ministério da Agricultura. Igualmente, se sua empresa já estiver funcionando queiram, remeter cópia da Licença de algum produto (principal), registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em seus respectivos departamentos.

Aproveitamos a oportunidade para convidá-los para uma visita a nossa sede, à Rua do Rocio, 313 – Edifício Dornier Merkur, 9º andar, Bairro Vila Olímpia, São Paulo, SP, a fim de conhecer nossas instalações e obter outros esclarecimentos que se fizerem necessários com nossos executivos.

A Importância de Associar-se ao SINDAN

O SINDAN oferece, hoje, aos seus associados, serviços indispensáveis a pequenas, médias e grandes empresas para que possam tomar suas decisões no sentido de fazer evoluir seus negócios. Assim é que estamos preparados para atendê-los em:

1. Todo o assessoramento e orientação no sentido de resolver os problemas oriundos do ICMS: Substituição Tributária; Redução da base de cálculo (operações interestaduais); ICMS com relação a produtos técnicos; Outros.
2. Relacionamento governamental (MDIC, MF, MAPA) visando apoiar, acompanhar ou assessorá-los para a obtenção de: Redução, elevação ou manutenção de alíquotas do imposto de importação para os produtos intermediários para síntese ou produtos técnicos ou mesmo para importação de produtos acabados; Registros de produtos, transferências ou renovação de licença (CPV) no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), nos Estados; Preços do MF (eventualmente), já que o setor veterinário está liberado do controle desde 1991; Assuntos relacionados à importação em geral SECEX/SISCOMEX/MDIC, Rio de Janeiro ou Brasília.
3. Assessoria para diversos assuntos, através de nossas Comissões Técnicas:

Comissões Técnicas
Discute assuntos pertinentes à legislação vigente e elabora propostas de alteração de normas de registro e fiscalização. São elas:

• Comissão de Boas Práticas de Fabricação – BPF
  • Comissão Técnica de Aditivos Antimicrobianos – COTAL
  • Comissão Para Assuntos da Aftosa no SINDAN – CAS
  • Comissão Técnica de Registro - CTR
  • Comissão de Biológicos pós-registros
  • Comissão Laboratórios Produtores de Vacinas/Biológicos
  • Comissão de Vacinas Anti-rábicas
  • Comissão de Vacinas Aviárias
  • Comissão de Clostridioses
  • Comissão de Brucelose
  • Comissão de Newcastle
  • Comissão de Antiparasitários
  • Comissão de Botulismo
  • Comissão de Carbúnculo Sintomático

• Comissão Técnica de Registro – CTR
    Fomentar a criação de um ambiente regulatório previsível, harmonizado, baseado em ciência e inovador. Apoiando ativamente a elaboração e atualização da regulamentação de Produtos Veterinários, através de um trabalho conjunto com as autoridades regulatórias, e fomentando a geração e disseminação de conhecimento técnico entre empresas associadas.
  • Comissão de Animais de Companhia – COMAC
    Tem como missão estruturar um ambiente de intercambio de informações e idéias, propondo e executando ações que estimulem o desenvolvimento do mercado Pets brasileiro, em especial nas áreas ligadas à saúde animal; e trabalhar em estreita parceria com outras entidades e indústrias ligadas ao setor alinhadas com os mesmos objetivos. Solicitar à Secretaria do SINDAN as regras para participar desta comissão.
  • Comissão de Legislação Ambiental
    Gera conhecimento sobre a legislação ambiental e suas implicações, responsabilidades, possibilidades de negócios e orienta as empresas associadas nos problemas do dia-a-dia. Além de fornecer subsídios às autoridades na elaboração de legislações pertinentes.
  • Comissão Tributária e Fiscal – COMTRIF
    Fórum de discussões sobre as questões tributárias e fiscais das empresas veterinárias, troca de experiências sobre os procedimentos adotados, gerando ainda, orientações para os associados.
  • Grupo de Crédito do Agronegócio – GCA
    Apresenta aos associados recursos e técnicas para a concessão de crédito, ferramentas de cobrança, formas de garantia, comportamento do mercado, objetivando auxiliar as empresas a manter sua saúde financeira. Comissão atua em parceria com as empresas associadas ao SINDIRAÇÕES – Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal.
    Comissão de Estudos e Assessoria do Grupo-10 (Pesquisas Salariais)

Tem por objetivo desenvolver estudos e proporcionar subsídios aos Sindicatos Patronais em todos os aspectos das relações do trabalho, voltados, sobretudo para as Negociações Coletivas da nossa categoria com os Sindicatos Profissionais. Pesquisa realizada em parceria com a FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

Comissão de Recursos Humanos
Possibilita a troca de conhecimento e informações entre as empresas filiadas ao SINDAN, analisa as questões relevantes de interesse geral, promove orientações às ações que devam ser adotadas e discute gestão de pessoas.

Aproveitamos a oportunidade para anexar à presente a ficha para inscrição. Satisfeitas as exigências da legislação sindical, estará sua empresa, associada a um dos mais importantes órgãos de classe do País.

Confirmando-se o interesse de V.Sas. em se associarem, queiram remeter, cópia da Licença de Estabelecimento de sua empresa (de fabricação ou importação de produtos veterinários, de aditivos ou de suplementos para alimentação animal), fornecida pelo Ministério da Agricultura. Igualmente, se sua empresa já estiver funcionando queiram, remeter cópia da Licença de algum Produto (principal) registrado no CPV ou no DFIP, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, após preencher a ficha de associação.

Aproveitamos a oportunidade para convidar o prezado companheiro para uma visita à sede do SINDAN, à Rua do Rocio, 313 - Edifício Dornier Merkur, 9º andar, Bairro Vila Olímpia, São Paulo, SP, a fim de conhecer nossas instalações e obter outros esclarecimentos que se fizerem necessários, com nossos executivos.

Home O SINDAN Associados O Setor Serviços Contato
Missão, Visão e Valores
Estrutura Organizacional
Lista de Associados