São Paulo, 9 de abril de 2021

Nas últimas semanas, o Sindicato Nacional das Indústrias de Produtos para a Saúde Animal (Sindan) tem mantido contatos regulares com diversas autoridades interessadas na produção de vacinas contra o Covid-19, em especial as que utilizam a tecnologia de vírus inativado, semelhante à desenvolvida e produzida no Brasil para a febre aftosa.

Foram inúmeras reuniões com os ministérios da Agricultura, da Saúde e da Ciência Tecnologia de Inovações, Anvisa, e Instituto Butantan, além de audiências públicas com Senadores da República, oportunidades em que a entidade apresentou o potencial produtivo do setor, a qualidade das suas fábricas e, acima de tudo, reforçou a disposição de suas empresas associadas em colaborar em um momento tão crítico.

O Sindan, como entidade representativa das indústrias de saúde animal instaladas no Brasil, acredita que cumpriu o seu papel ao expor todas as possibilidades. O avanço deste processo, no entanto, depende agora de fatores externos, como o interesse de algum detentor dessas tecnologias já aprovadas em produzir no Brasil, além da avaliação das fábricas pelas autoridades competentes.

A entidade reitera a importância da produção local de Ingredientes Farmacêuticos Ativos (IFAs) para garantir a imunização da população brasileira e o abastecimento de vacinas contra o Covid-19 no longo prazo e segue à disposição das autoridades para discutir as alternativas para o enfrentamento da pandemia no Brasil.

Cordialmente,

Emilio Salani Vice-presidente executivo