Evento contou com a participação de membros do Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP), que explicaram o funcionamento da ferramenta e tiraram dúvidas dos associados

Buscando mitigar o problema da pirataria de medicamentos veterinários e discutir as alternativas para o combate dessas ilegalidades, o Sindan promoveu na última sexta-feira (11/6) um webinar com a presença do Secretario Executivo do Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNPC), Sr. Guilherme Vargas da Costa, e do Sr. Elton Ferreira Barbosa, membro do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

O evento, exclusivo para associados do Sindan, teve como objetivo apresentar o Diretório Nacional de Combate à Falsificação de Marcas CNPC-INPI, além de explicar o funcionamento da ferramenta e a importância da adesão das empresas de saúde animal ao sistema, que já conta com mais 20 mil marcas em sua base e é 100% gratuito.

“É importante que o agente fiscalizador tenha acesso às informações sobre as marcas. As empresas, em geral, tem conhecimento sobre a forma de atuação dos contraventores e podem contribuir no processo de fiscalização”, afirma Elton Ferreira Barbosa, do INPI.

As vendas de produtos ilegais por meio de plataformas de comércio eletrônico, um problema crescente nos últimos anos, também foi discutido no webinar. Guilherme Vargas da Costa, do CNPC, falou sobre os trabalhos em torno do tema que culminaram na criação de dois Guias de Boas Práticas e Autorregulação no comércio online.

“Também são ferramentas que visam contribuir para o combate aos ilícitos no comércio eletrônico. É importante que as empresas do setor façam a adesão formal a esse guia. Lembrando que a saúde animal está diretamente ligada à saúde do consumidor”, disse o Secretário do CNPC.

Os Guias de boas práticas e orientações às plataformas de comércio eletrônico, além dos termos de adesão, estão disponível para os associados do Sindan.